quinta-feira, 14 de julho de 2011

ENCANTADOS E ENCANTARIAS NO FOLCLORE BRASILEIRO1

Mundicarmo Ferretti


mundi@prof.elo.com.br

Doutora em Antropologia pela USP; professora colaboradora dos

Programas de Pós-Graduação em Políticas Publicas e em Ciências

Sociais (UFMA); Membro da Comissão Maranhense de Folclore. Área

de pesquisa: Antropologia das populações afro-brasileiras.

Publicações: “Desceu na guma: o caboclo do tambor de mina em um

terreiro de São Luís”; “Encantaria de ´Barba Soeira´. Codó, capital

da magia negra?” e outras.

RESUMO

Analise da relação entre religião afro-brasileira e folclore tomando como referência o tambor de mina e o Bumbameu-

boi do Maranhão. Aponta entre os encantados da mina mais ligados ao Bumba-meu-boi - a manifestação

folclórica mais conhecida do Maranhão –, além dos associados aos santos festejados na temporada junina e ao

folclore do boi (animal), os encantados das famílias do Rei Sebastião e de Légua Boji, o primeiro encantado num

touro negro e o segundo representado como vaqueiro.

Palavras-chave

Religião afro-brasileira; folclore maranhense; Tambor de mina; bumba-meu-boi

Introdução

É muito difícil para um brasileiro pensar numa sociedade sem nenhuma referencia a

seres espirituais, como os nossos tão conhecidos anjos e demônios (que acredita-se que

nunca tiveram matéria e vida terrena e que vivem no céu ou no inferno); santos e almas

benditas ou penadas (que tiveram matéria e vida terrena e que, após a morte continuam

atuando na Terra); encantados (pessoas que viveram na terra e desaparecem

misteriosamente, aparentemente vencendo a morte, e que acredita-se que passaram a viver

em outro plano, como o Rei Sebastião); Mãe d´Água, boto e muitos outros seres da mitologia

brasileira, que se acredita existirem nas águas e nas matas, que acredita-se que nunca

tiveram propriamente existência humana e que sempre viveram em encantarias.

Como nossa pesquisa tem girado principalmente em torno do tambor de mina –

religião afro-brasileira hegemônica na capital maranhense -, vamos direcionar nossa atenção

nesse trabalho para os encantados e encantarias mais conhecidos nos terreiros de São Luís e

para a relação deles com o Bumba-meu-boi - a manifestação folclórica mais conhecida do

Maranhão. Os encantados que são objetos de atenção especial nesse trabalho não são,

portanto classificados como santos, anjos, demônios e nem como espíritos de mortos. São

representados geralmente nos terreiros de São Luís (MA) como:

1) seres invisíveis à maioria das pessoas ou algumas vezes visíveis a certo

numero delas;

2) que habitam as encantarias ou “incantes”, situados “acima da Terra e

abaixo do céu”, geralmente em lugares afastados das populações humanas;

3) que tiveram vida terrena e desapareceram misteriosamente, “sem

morrer”, ou que nunca tiveram matéria;

4) que entram em contato com algumas pessoas em sonhos, fora de lugares

públicos (na solidão do mar, da mata, por exemplo) ou durante a realização

de rituais mediúnicos em salões de curadores e pajé, barracões de mina,

umbanda, terecô (religiões afro-brasileiras) e em outros locais onde são

chamados.

Vários encantados conhecidos no tambor de mina são representados como animais,

1 Apresentado no VI Seminário de Ações Integradas em Folclore. São Paulo, 2008.

2

como a princesa Doralice, encantada numa troirinha (lagartixa) e a princesa Rosalina,

encantada numa cobra. O que é algumas vezes apresentado como uma espécie de prisão,

como aparece na história da princesa do Rio Pimenta, que aguarda ansiosamente por um

moço corajoso que consiga quebrar o seu encanto, cortando ao meio a enorme cobra em que

foi encantada (FERRETTI, M. 2000, p.31). Essa transformação em animais às vezes aparece na

mitologia como provocada por feiticeiros maus ou decorrente da ação de um pai poderoso

que não permite que as filhas tenham relacionamentos amorosos ou que não aceita a

gravidez de uma filha que conseguiu burlar o seu controle. Outras vezes essa metamorfose

em animal aparece como provocada pelo próprio encantado, como estratégia para vencer a

morte ou proteger algum recurso natural ameaçado (como a lagoa onde vive a princesa

Rosalina, encantada na Cobra Grande).(FERRETTI, M., 2002).

Vários encantados recebidos no Maranhão em terreiros de religião afro-brasileira são

conhecidos em diversas manifestações folclóricas (contos, cantos, danças, representações

teatrais, pinturas, esculturas etc.) onde são também considerados seres dotados de

existência real, que podem entrar em contato com os humanos. Alguns deles, como a Mãe

d´Água e o Rei Sebastião, são muito conhecidos. Outros, como o Ferrabrás de Alexandria,

personagem da antiga obra Historia do Imperador Carlos Magno e os doze pares de França,

reproduzida em folhetos de Cordel (BARROS, L. s.d.), nas Cheganças e em outras danças e

representações folclóricas que narram batalhas entre mouros e cristãos, nem sempre são

conhecidos como encantados fora dos terreiros de mina e de outras denominações religiosas

influenciadas por ela.

Encantados e encantarias do Tambor de Mina2

No Maranhão o termo encantado é usado nos terreiros de mina, tanto nos fundados

por africanos quanto nos mais novos e sincréticos, e nos salões de curadores ou pajés.

Refere-se a uma categoria de seres espirituais recebidos em transe mediúnico, que não

podem ser observados diretamente ou que se acredita poderem ser vistos, ouvidos ou

sentidos em sonho, ou em vigília por pessoas dotadas de vidência, mediunidade ou de

percepção extrasensorial, como alguns preferem denominar. São voduns, gentis (nobres)

caboclos e índios que moram em encantarias africanas ou brasileiras e que incorporam em

filhos-de-santo.

Apesar de totalmente invisíveis para a maioria das pessoas, os encantados tomam-se

"visíveis" quando os médiuns em quem incorporam manifestam alterações de consciência e

assumem outra identidade, a de um determinado encantado, o que geralmente ocorre

durante a realização de rituais. Esses encantados apresentam-se geralmente à comunidade

religiosa como alguém que teve vida terrena há muitos anos e desapareceu misteriosamente,

tornando-se invisível, ou como seres que nunca tiveram matéria, mas podem também se

comunicar com as pessoas incorporando em médiuns. Os encantados não são considerados

espíritos de mortos, como os “eguns” do candomblé e os espíritos que se comunicam com as

pessoas em centros espíritas e em seções de mesa branca, nem mesmo quando se acredita

que tiveram vida terrena. Pertencem a outra categoria de seres espirituais3.

Os encantados da mina são freqüentemente comparados aos "anjos de guarda"

entidades muito conhecidas no catolicismo popular. São protetores dos homens dotados de

poderes especiais que estão “abaixo de Deus e dos santos (mártires e outros)”, mas, ao

contrário dos anjos de guarda, podem castigar severamente seus protegidos, como narrado

em casos registrados por nós no livro “Maranhão Encantado: encantaria maranhense e outras

histórias” (FERRETTI, M. 2000, p.97).

2 Retoma texto da autora publicado em Maranhão Encantado: encantaria maranhense e outras

histórias. São Luís: UEMA Editora, 2000, p. 15-16.

3 Nos terreiros de São Luis os orixás e voduns são algumas vezes denominados invisíveis”e pertencentes

a encantarias africanas, mas dificilmente se afirma que tiveram matéria ou vida terrena, embora

alguns deles sejam representados na mitologia como reis (Xangô, Pedro Angassu) ou tenham nomes de

soberanos do antigo reino do Daomé (hoje Benin – África).

3

Afirma-se em São Luís que os encantados nunca levam propriamente as pessoas ao

mal, embora possam levá-las a certos comportamentos desaprovados socialmente, pois,

segundo a mitologia, muitos são alcoólatras, violentos, irreverentes como os da família de

Légua Boji – entidade controvertida que para uns é um caboclo, filho adotivo ou afilhado de

Dom Pedro Angassu (classificado como vodum ou gentil – nobre associado a orixá), para

outros é um vodum cambinda e há quem afirme que ele é o poderoso Légba da cultura

daomeana (jeje), que corresponde ao Exu da cultura ioruba (nagô).

Em alguns terreiros da capital maranhense, as entidades espirituais não africanas ou

caboclas mais antigas são denominadas."vodunsos", como ocorre no Terreiro Fé em Deus, de

Mãe Elzita, onde Caboclo Velho, entidade por ela recebida, também conhecida por

Sapequara, o que atesta a influencia da Casa das Minas - terreiro jeje fundado na primeira

metade do século XIX – em outros terreiros. Mas, de modo geral as entidades da mitologia

indígena brasileiras como o Curupira, ou da mitologia cabocla, como a Mãe d´Água, não são

denominadas "voduns". Afirma-se que, no passado, essas entidades brasileiras não eram

conhecidas em terreiros de mina de São Luís. Eram recebidas por pajés e curadores e só

entraram quando estes, fugindo de perseguições policiais, pois o curandeirismo era e ainda é

crime contra a saúde pública no Código Penal Brasileiro, passaram a abrir terreiros de mina.

Lugares sagrados e encantarias maranhense4

No Maranhão várias localidades são conhecidas como encantarias ou encantes -

moradas de encantados recebidos em transe durante rituais e invocados pela população em

momentos de aflição.

O saudoso pai-de-santo Jorge Itaci associava vários encantados da mina a localidades

de São Luis e de outros municípios maranhenses (OLIVEIRA, 1989). Segundo aquela fonte:

1) Dom Luís, que comanda a ilha de São Luís, tem sua corte encantada na Baia

de São Marco e domina de Ponta d´Areia até a Ilha do Medo;

2) Rei Sebastião cuja encantaria fica na Praia dos Lençóis domina do Boqueirão

ao Itaqui;

3) Dom José Floriano domina o Boqueirão e a “cerca” de Alcântara5;

4) Rei da Bandeira (João da Mata ou Rei da Boa Esperança), encantado na

pedra de Itacolomi;

5) Dom João Soeira (Rei de Minas ou Rei do Juncal), domina a praia do Calhau;

6) Dom Pedro Angassu, comanda as matas do Codó.

Analisando o mapa do estado pode se encontrar no litoral Norte, na direção do Pará,

várias localidades referidas nas letras daquelas músicas como locais de encantarias. Na ilha

de São Luís, o porto do Itaqui, as praias de Olho d´Água, Ponta d´Areia, São José de Ribamar

são apresentadas naquelas musicas como moradas da Princesa Ína, da Rã Preta, da Menina da

Ponta d´Areia e de outros encantados. No meio do mar, entre a ilha de São Luís e Alcântara,

no tão temido Boqueirão – passagem entre duas pedras -, onde o mar é mais agitado,

provocando naufrágios, e onde se acredita que muitas pessoas se encantaram. Existe também

no meio do mar a pedra de Itacolomi, que pertence ao encantado João da Mata, ou Rei da

Bandeira, onde vive a Princesa Doralice, encantada numa troirinha (lagartixa). São também

conhecidos no Maranhão como lugares de encantarias: a Praia dos Lençóis, de Rei Sebastião,

e as pontas de Mangunça e de Caçacueira, onde moram as Mães d´Água de mesmo nome.

Não se deve pensar que para o povo maranhense que conhece encantado, só existe

encantaria no litoral ou na água salgada. Uma das encantarias maranhenses mais conhecidas

é a da mata de Codó, no interior de estado, onde reina Dom Pedro Angasso e Rainha Rosa e

4 Apresentado originalmente na 56 Reunião Anual da SBPC – UFMT 18-23/07/2004; versão preliminar

publicada no Boletim da CMF, nº 40, jun. 2008, p. 3-4.

5 São também citados entre os encantados que dominam a região de Alcântara: Barão de Guaré, das

cercanias de Alcântara até o Boqueirão (ANDRADE, 2002); Dom Manoel; José Raimundo (camaroeiro) e

Menino Louro. Fala-se também bastante em Rei Leão, encantado do Boqueirão, e das ligações das ilhas

do Caranguejo e do Medo com o Rei Sebastião (COSTA, S., 1985).

4

onde Légua Boji Boa comanda uma grande linha de caboclo. Fala-se também que onde tem

mata tem Curupira (ou Surrupira) e vários encantados que assumiram formas de animais:

calangos, lagartixas, jacarés, macacos, borboletas, onça e outros. E, tanto na região

litorânea quanto no interior, existem rios, lagos, poços e nascentes conhecidos como

moradas de Mães d´Água e de encantados que já apareceram a alguém como cobras, peixes,

botos e outros animais.

Os locais de encantaria são descritos pelos médiuns como lugares de muita energia,

de muito poder, de uma força inexplicável ou como lugares de muito mistério, de muita

“mironga”, de muito segredo. Afirma-se que nos principais passam muitas correntes

espirituais. Em vários deles existem encontros de águas (do mar com água doce), de rios e

matas, e em muitos deles existem pedreiras. Os lugares mais isolados, intocados, virgens

concentram mais força. É por isso que se afirma que o turismo e o afluxo de pessoas para

aqueles locais pode ser prejudicial. Fala-se que em Alcântara há uma concentração muito

grande de forças vindas da África, pois recebeu grande número de escravos, e de forças de lá

mesmo.

Ao contrário do que ocorre com os locais ligados à vida ou ao aparições de santos e

almas milagrosas, a aproximação de encantarias só é permitida a poucas pessoas, as que

recebem encantados de lá e foram autorizados por eles. E quem se aproxima de lugares

encantados (nas águas ou nas matas) para fazer uma oferenda ou buscar algo solicitado pelos

guias espirituais (como pedra, areia etc. para assentar um terreiro etc.), costuma sair de lá

sem olhar para trás, pois fala-se que muitos dos que viram encantados ficaram doentes ou

morreram logo depois. Adverte-se também que intromissões, curiosidades e profanações de

encantarias são severamente punidas, pois quem não pertence às suas linhas é rejeitado

pelos donos do lugar. Quem não tem vidência não sabe que às vezes uma duna esconde um

palácio e pode querer pisar ou construir uma casa em cima da encantaria, da casa dos donos

do lugar. Quem vai a um lugar de encantaria é porque tem um pedido de proteção, de saúde,

tem um descarrego, uma firmeza a fazer ou uma promessa a pagar.

As encantarias são apresentadas por pais-de-santo maranhenses como locais de

reabastecimento de forças, que às vezes estão definhando por causa de “demandas” ou que

precisam ser armazenadas, para que se possam enfrentar as dificuldades que surgem durante

o ano. É por isso que procuram fazer ali lavagens de cabeça ou de contas. Explicam que, se

uma área daquelas for cercada ou interditada por alguém, há um grande prejuízo para a

população e grande risco de ocorrerem ali muitas mortes, como ocorreu no porto do Itaqui e

na Base de Lançamento de Alcântara. Depois do funcionamento do porto, como não se podia

mais entrar livremente na área, os médiuns tiveram que arranjar outros locais para fazer

suas obrigações, como deve estar acontecendo em Alcântara. Em São Luís, terreiros que

dependem de força da pedra de Itacolomi fazem sua obrigação em uma gruta existente na

Ilha, que fica na direção daquela pedra...

A relação do Bumba-meu-boi com encantados no Maranhão

Embora o Bumba-boi seja classificado como folguedo profano, sua relação com santos

católicos é bastante conhecida. Em São Luís, São João, São Pedro, São Marçal, e Santo

Antonio, festejados no período junino, são muito ligados ao Boi. Muitos grupos de Boi que

hoje se apresentam nos arraiais e adotaram estrutura de empresa, nasceram de uma

promessa feita por seus fundadores em momento de aflição e todos são batizados, rendem

homenagem a São Pedro na capela desse santo e/ou participam da procissão marítima

organizada no dia 29 de junho. Mas o Boi do Maranhão tem também uma relação muito

estreita com encantados e certo número deles foi organizado para atender a um desejo deles

anunciado em sonho ou em vigília ou para pagar uma promessa feita a um deles, como pode

ser constatado na analise de depoimentos de Humberto, dono do Boi do Maracanã, e Cláudia

Regina, filha e sucessora do Leonardo, fundador do Boi da Liberdade publicados em Memória

de Velhos –volume VII (LIMA, Z., 2008).

No repertório do Boi do Maracanã existe uma toada de autoria de Humberto,

intitulada “Reis da ´Incantaria´” sobre encantados conhecidos no Maranhão que mostra

claramente o lugar ocupado por eles no Bumba-meu-boi:

5

“Reis da ´Incantaria´”

Salve os terreiros;

Que o pai Oxalá;

Turquia, Casa das Minas;

E a Casa de Nagô;

Viva Deus;

Viva as Rainhas;

E os Reis da incantaria;

Reis Badé, rei Verequete;

O rei da Alexandria;

Rei Guajá, Rei Surrupira;

Rei Dom Luís, Rei Dom João;

Rei dos feiticeiros, dos Exus;

E Rei Leão;

Rei Oxossi, Rei Xangô;

Rei Camundá, Xapanã

E Barão, Rei de Guaré;

Proteja o Boi do Maracanã;

Rei da Bandeira, o Rei da Maresia;

Rei de Itabaiana, salve o Rei da Bahia

E os reis que eu não falei em verso;

Falo no meu coração;

Salve Rei dos Índios;

Salve o Rei Sebastião.

Como muitos encantados gostam de Boi vários terreiros maranhenses possuem um

boizinho, às vezes de vara, e organizam uma anualmente uma brincadeira de Boi para eles

com batismo, morte e quebra de mourão, como ocorre na Tenda Santa Terezinha, no

Angelim, para Tombacé, ou pelo menos uma vaquejada, como às vezes ocorre no Terreiro Fé

em Deus, para Surrupirinha.

Entre os encantados mais ligados ao Boi que são recebidos em terreiros maranhenses

podem ser citados:

1) os que têm nomes derivados ou relacionados aos dos santos festejados no

mês de junho: João da Mata, Pedrinho, Antonio Luís;

2) Rei Sebastião, encantado num touro negro na Praia dos Lençóis e outras

entidades ligadas a ele;

3) Légua-Boji, chefe de uma grande família de encantados e apresentado

como “vaqueiro” e muitos outros.

Em nosso trabalho de campo realizado em terreiros da capital maranhense tivemos

oportunidade de observar brincadeiras de Bumba-boi para diversos encantados:

1) Légua-Boji, no Terreiro de Jorge da Fé em Deus;

2) Surrupirinha, na casa de dona Elzita, no Sacavém;

3) Antonio Luís, na casa de dona Clarinda, no bairro de Santo Antonio;

4) Tombasse, na casa de Mariinha, no Angelim;

5) Preto Velho, em dona Neném, na Casa de Nagô;

6) Lealdino, na casa de dona Raimundinha, no João Paulo.

Observamos também em Codó a brincadeira do Boi de Zezinho, no terreiro de Bita do

Barão, e, em Cururupu, tomamos conhecimento da existência do Boi de Caboclo Aracanguira,

organizado por Betinho – curador.

Os Bois de Encantados geralmente não têm uma organização muito complexa, pois

neles os brincantes costumam ser os pais e filhos-de-santo, tocadores e auxiliares dos

terreiros. Mas alguns deles costumam contar com a participação de grupos de Boi

comandados por pessoas amigas ou cujo dono é devoto da entidade a quem pertence o

boizinho e para quem é oferecida a brincadeira, como tivemos oportunidade de observar na

6

Casa de Nagô, na morte do boi de Preto Velho6. Pratica semelhante costuma ocorrer com o

Tambor de Crioula, manifestação folclórica maranhense de grande importância realizada

freqüentemente em terreiros da capital nas festas de São Benedito ou do vodum Averequete,

devoto daquele santo. O Tambor de Crioula é também dançado em terreiros maranhenses

por pessoas em transe nas brincadeiras organizadas pelos terreiros na abertura e no

encerramento de suas festas grandes; em festas realizadas em homenagem a pretos velhos,

como a que ocorre tradicionalmente no Terreiro de Iemanjá no dia 13 de maio, em que se

comemora a abolição da escravidão no Brasil; e em festas de entidades caboclas que gostam

muito daquela brincadeira, como ocorria no passado no terreiro de dona Elzita, no bairro do

Sacavém na festa de São Raimundo, do caboclo Jariodama.

Voltando à relação de encantados de terreiros maranhenses com a brincadeira de

Bumba-meu-boi, vamos encerrar essa nossa intervenção com versos cantados em 2004 na

casa de Mãe Mariinha, no bairro do Angelim, por ocasião da “morte do boi” do encantado

Tombasse, onde essa relação aparece claramente:

“Chegou o Brilho da Bandeira”

Chegou o Brilho da Bandeira

Com todo seu guarnicê (bis).

Dança Tombacé,

Dança João de Una

Dança Preta Velha

E a Cabocla Mariana (bis)

“Benção e Luz”

Vamos reunir o nosso batalhão

Com proteção de Senhor São João (bis)

Só peço a Deus

E a Virgem de Nazaré

Que abençõe e dê luz

Ao batalhão de Tombacé

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, Joel Carlos de Sousa. Os Filhos da Lua: poéticas sebastianistas na Ilha dos Lençóis-

MA. Dissertação de Mestrado: Fortaleza: UFCE - PPG em História Social. Nov. 2002.

BARROS, Leandro G. A batalha de Oliveiros com Ferrabrás e a Prisão de Oliveiros. Juazeiro

do Norte: [s.n.]. 1981. Folheto de Cordel.

COSTA, Sebastião de Jesus. Umbanda e cultura. São Luís: SIOGE, 1985.

FERRETTI, Mundicarmo. Maranhão Encantado: encantaria maranhense e outras histórias. São

Luís: UEMA Editora, 2000.

--------. Lugares sagrados e encantarias maranhenses. Boletim da Comissão Maranhense de

Folclore, nº 40, junho 2008, p. 3-4.

LIMA, Zelinda. Memória de Velhos: depoimentos. Memória oral na cultura popular

maranhense. Volume VII. São Luis: CMF/SECMA, 2008.

HIStoria do Imperador Carlos Mágno e os Doze Pares de França. Rio de Janeiro: Livraria

Império, s.d.

OLIVEIRA, Jorge Itaci. Orixás e Voduns nos terreiros de Mina. São Luís: VCR, 1989.

6 Com o falecimento de dona Neném, que recebia o encantado conhecido por Preto Velho, aquela

brincadeira foi encerrada e o boizinho foi doado ao museu do Centro de Cultura popular Domingos

Vieira Filho, após a realização de alguns ritos internos para a sua dessacralização.